Precisamos ir a Igreja?

14/04/2012 01:53

Meus irmãos é tão gostoso quando vou na Igreja louvar ao Senhor e vejo meus irmãos lá, mais gostoso ainda quando tem o momento da comunhão, o momento do abraço, do relacionamento um com o outro, células se encontrando com outras células! Vocês já viram um corpo sem cabeça ou um braço ou uma perna na rua sozinho? Precisamos uns dos outros, pois assim seremos um Corpo completo, o Corpo de Cristo que é o cabeça da Igreja.

Muitos Cristãos estão decepcionados com a instituição religiosa, ou até mesmo com alguns irmãos e escolhem ter um relacionamento solitário com Deus . Dizem que não precisam ir a Igreja para adorar a Deus e ter um relacionamento com Ele, e se dizem estar bem assim. Outros dizem que se não forem na Igreja não serão salvos e somente na sua instituição Deus opera.

Ambos biblicamente estão errados!

Ao primeiro grupo pergunto: É possível ter um relacionamento com Deus sem o Corpo de Cristo?

Jesus falou que virá buscar a sua Igreja, independente de placa e sim aquela que age biblicamente e busca o Senhor em Espírito e verdade. Não deixe que sua revolta ou ausência de ir aos cultos te afaste de Deus, pois o propósito de nossas vidas é glorificar o Senhor!

 
PORQUE IR À IGREJA?

Um freqüentador de igreja escreveu para o editor de um jornal e declarou que não faz sentido ir aos cultos todos os domingo. 
"Eu tenho ido à igreja por 30 anos e durante este tempo devo ter ouvido uns 3.000 sermões. Mas, por minha vida, com exceção de um ou outro, eu não consigo lembrar da maiora deles... Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e os pastores também estão desperdiçando o tempo deles".

Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna "Cartas ao Editor", para alegria do editor chefe do jornal, que recebeu diversas cartas, das quais, ele decidiu publicar esta resposta de um outro leitor:
 
"Eu estou casado há mais de 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 3.000 refeições. Mas, por minha vida, com exceção de uma ou outra, eu não consigo me lembrar da maioria delas, mas de uma coisa eu sei, todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado estas refeições, eu e nossos filhos estaríamos desnutridos ou mortos. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha alma e de minha família, estaríamos hoje em terríveis condições espirituais".
 
 Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
 Mateus 4.4
 
Meus irmãos a Bíblia diz:

1 - "Anunciarei o teu nome a meus irmãos, cantar-te-ei louvores no meio da congregação" (Hb 2.12).


2 - "E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros" (Hb 10.24-25).

       A vida cristã é uma vida participativa, de ajuda mútua, visando ao crescimento espiritual.


3 - "E, entrando no templo, [Jesus] começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam. Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores. E todos os dias ensinava no templo..." (Lc 19.45-47).

       Jesus freqüentava o templo.


4 - "E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas (templos, igrejas), e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo" (Mt 4.23; cf.; Mt 12.9; 13.54; Mc 1.39; 6.2; Lc 4.16...).


5 - Jesus:"Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga [templo israelita] e no templo, onde todos os judeus se ajuntam, e nada disso em oculto" (Jo 18.20).


6 - "E, logo, nas sinagogas, [Saulo] pregava a Jesus que este era o Filho de Deus" (At 9.20).

 

7 - "E, chegados a Salamina, [Saulo e Barnabé] anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus" (At 13.5; v. 18.4; 19.8).

 

O povo de Deus costumava se reunir nos templos, em salas especiais, até nas cavernas (nos tempos difíceis), para louvar o Senhor, ouvir a Palavra e ajudar os mais fracos na fé. Veja:

"Cumprindo-se os dias de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar..." (At 2.1).

"E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles e como abrira aos gentios a porta da fé" (At 14.27).

O templo é o lugar onde podemos dar testemunho das maravilhas que Deus tem feito na vida de cada um.  É na Igreja que participamos da Ceia do Senhor, sacramento instituído por Jesus:

 "Tomai, comei, isto é o meu corpo". A respeito do cálice: "Bebei dele todos" (Mt 26.26-27).

 É através da Igreja que somos batizados nas águas, como mandou o Senhor Jesus:

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado..." (Mt 28.19-20).

 
 Tiago 5.16 recomenda "confessar vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros para que sareis". Isto é, para que fiquem sarados de suas enfermidades físicas e espirituais. 

 

Nós Cristãos precisamos congregar, pois dai depende grande parte do nosso crescimento! Deus abençoe a todos e até domingo na IBF de Guaiba!!

 

Luciano Hunter Teixeira