O propósito no coração de Esdras

24/11/2018 14:43

 O propósito no coração de Esdras

 

Esdras 7:10 - Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.

Nos dias de hoje, como é difícil viver pela fé, pois queremos viver pelo que nossos olhos vêem. Esdras, personagem bíblico durante o cativeiro babilônico de Israel nos dá uma lição de fé. Lidera a segunda turma das três que retornaram a Jerusalém, ajuda no término da reconstrução do templo trazendo o povo de Israel de volta a Deus através do arrependimento de seus pecados e cultuarem novamente ao Senhor. Ativou a confiança do povo fazendo-os acreditar novamente que são o povo escolhido de Deus

 

Disposto a conhecer a palavra de Deus –

  • Esdras se preparou durante o período de cativeiro, escriba da lei tornou-se mestre e referência espiritual ao povo de Israel e também do rei Artaxerxes, (líder político). Temos nos preparado conforme a vontade de Deus?
  • Pela fé, havia uma promessa de libertação do povo (profecia de Jeremias) – Deus tem promessa na vida de cada um de nós... (fomos curados, libertos, mente renovada)
  • Qual o propósito do nosso coração? O que fazer com aquilo que temos recebido? Vamos estar disposto a liderar depois do treinamento que recebemos ou queremos status de formado, ou apenas para engordamos com conhecimento?
  • Esdras tinha uma vida de sacerdote dedicada a Deus, liderou seu povo espiritualmente provocando o arrependimento e a volta a Deus.

 

Disposto a obedecer a lei do Senhor – cumprir

  • Temos cumprido aquilo que Deus tem nos pedido, somos cristãos domingueiros? E o testemunho como está, (007 de Cristo), temos derramado o amor de Deus ou continuamos orgulhosos e arrogantes achando que sabemos muito por isso temos que permanecer separados como fariseus!
  • Pagar o preço – falamos muito em carregar nossa cruz, mas carregar cruz é sofrer pelo propósito de Jesus. (permitir ser humilhado por causa do evangelho, ser discriminado por causa da fé em Jesus, perseguição no trabalho, faculdade, etc.)

 

Disposto a ensinar a palavra de Deus –

  • Depois de conhecer e obedecer vou ter testemunho e autoridade para ensinar (dar testemunho).
  • Alguns falam não tenho vocação para liderar, apenas ganho vidas e outros cuidam, a palavra nos ensina que precisamos cuidar daqueles que Deus coloca em nosso caminho, como Jesus fez com os seus. (consolidar, discipular).

João 17:9-12 ”Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado. E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.”

Conclusão:

Tem estado disposto em seu coração a aprender e buscar mais de Deus, ou tem outras coisas mais importante? Tem disposto a sair da religiosidade e cumprir aquilo que Deus tem te ensinado, ou prefere permanecer com duas faces, uma na Igreja e outra no mundo? Teu coração tem estado disposto a ensinar os perdidos ou tens andando muito ocupado e sem tempo pra isso? Irmãos o Ide de Jesus é pra todos (Marcos 16:15), as promessas de Deus é pra todos os que crêem, Ele quer que tenhamos vida e vida em abundância.

 

Deus te abençõe.

Luciano Hunter Teixeira