O Pão da Vida.

12/12/2012 10:20

Marcos 8:14 -21

E eles se esqueceram de levar pão e, no barco, não tinham consigo senão um pão.

E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes.

E arrazoavam entre si, dizendo: É porque não temos pão.

E Jesus, conhecendo isto, disse-lhes: Para que arrazoais, que não tendes pão? não considerastes, nem compreendestes ainda? tendes ainda o vosso coração endurecido?

Tendo olhos, não vedes? e tendo ouvidos, não ouvis? e não vos lembrais,

Quando parti os cinco pães entre os cinco mil, quantas alcofas cheias de pedaços levantastes? Disseram-lhe: Doze.

E, quando parti os sete entre os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços levantastes? E disseram-lhe: Sete.

E ele lhes disse: Como não entendeis ainda?

 

Nesta passagem vimos à falta de compreensão dos discípulos de Jesus e de quem era o Mestre. Preocupados com o esquecimento de levar alimentos (pães) para a viagem, não percebendo que estava junto a eles o Pão da vida.

Jesus logo os advertia para o tipo de pão oferecido pelo mundo, o pão dos fariseus cheios de fermento daqueles que muito estudam a palavra, pois muitas vezes possuem até um grande apego por ela, ouvem bastante do Evangelho e não a põem em prática, buscando somente interesses pessoais ou aparecer em lugar de destaque buscando a glória pessoal. Também são hipócritas, pois seu exterior não corresponde ao seu interior. Por isso, são falsos quando dão demonstração de piedade.

O Fermento de Herodes, o rei da época, era conhecido por sua megalomania, crueldade, impiedade, tirania e arrogância. Todas estas são atitudes indignas dos discípulos do Reino, embora estes possam ser tentados a se deixar arrastar por elas.

Quando Jesus nos diz para não deixarmos influenciar por esse tipo de fermento, Ele está dizendo também para que tomem cuidados com o fermento de certas pessoas e não nos deixar influenciar por elas e por suas escalas de valores, pois os nossos valores tem que ser incontestáveis  os valores do Reino de Deus!

É necessário que a minha e a tua conduta deva estar permeada pelo fermento de Jesus. É olhando para o Mestre que saberemos como ser fiéis à própria fé. Peça, portanto, ao Mestre o seu fermento para que possas levedar toda a massa da tua vida e família.

Que Deus te abençoe e que possa crescer cada vez mais alimentando do verdadeiro pão sem fermento, o pão da vida, que é Jesus Cristo.

Luciano Hunter Teixeira