Grandezas de salomão

07/06/2011 20:47

 

Grandezas de Salomão

  

O décimo filho de Davi, segundo filho da Bete-Seba neto do patriarca Jessé, terceiro rei de Israel. Salomão estava diante de um povo numeroso. Ele estava encontrando dificuldades, devido a carência, falta de abundancia, a miséria que estava triunfando sobre Israel. A sua preocupação trouxe-lhe desespero. Quando numa noite, Deus visitou o seu servo Salomão, e falou-lhe: ”pedi o que quiseres que eu te dê”. E Salomão pediu sabedoria a Deus para julgar a causa do ”seu” grande povo. Então disse Deus a Salomão, ”por quanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, fazenda, ou honra, nem a morte dos que te aborrecem, nem tão pouco pediste muitos dias de vida, mas pedistes para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te pus rei. Sabedoria  e conhecimento te são dados: e te darei riquezas, e fazenda, e honra, qual nenhum rei ates de ti e depois de ti, tal não haverá (2 crônicas 1:7-12)

Certa feita estando Salomão sentado no seu trono, deparou-se com um grande problema; Duas mulheres que se encontravam confusas entre si por causa de duas crianças. E Deus deu a solução para o problema agindo conforme a sabedoria que lhe foi dada (1 Reis 3-17).
 
SALOMÂO  POSSUIU:
 
8  mil  talentos de ouro que pesavam cada talento 45 quilos, sendo o total 360 mil quilos de ouro em barras. Teve 16 mil talentos de prata que pesava cada talento 45 quilos. Dando total de 720 mil quilos de prata. Tendo também 18 mil talentos de  bronze e cada pesava 45 quilos, que dava o total de 810 mil quilos. O número do ferro era 100 mil talentos, 45 cada, que dava 4.500 quilos de ferro. Teve também 10 mil gramas de ouro.
 
FORAM   O  NUMERO  DE  SERVOS :
 
153.600 funcionários que trabalhavam dia e noite no seu reino. 80 mil contavam as pedras e madeira que vinham do reino de era, 70 mil transportavam, 3.600 Fiscalizavam todos os seus servos (2cr 2:2). Teve 40 mil cavalos importados do Egito, teve 1.400 carros, 12 mil cavaleiros. E fez o rei que houvesse ouro e prata em  Jerusalém como pedras: e cedros em tantas abundancias como figueiras bravas que há pelas Campinas (2 Crônicas 1:14-15)

Salomão construiu  o seu palácio, que tinha em belo bosque, e tinha a sua frente para o Líbano, o salão era de pedras lapidadas que vinham de Tarso, a cobertura era  de  madeira  de acácia, o piso tinha a cor vermelha como carmesim, era de couro de animais que formava o carpete. As cortinas eram de puro linho e seda tecidas com alguns fios de ouro, os vasos eram de puro ouro, o trono era de marfim com cobertura de ouro, tinha 6 degraus, cada degrau tinha 2 leões de puro ouro (1 Reis cap.7)

Ao  apreciarmos um pouco da riqueza de Salomão, vimos o  quanto  o Deus  da  prosperidade o  abençoou. Não sendo somente isso, como possui muito mais desde que Salomão assumiu o trono de Israel, o ”seu reino se fortificou sobremaneira”(Reis2; 12). Porque Salomão procurou cumprir as últimas palavras de Davi. Seu pai, entre os propósitos de Deus para sua vida.
 
A construção do templo é descrita em 1Reis 6:1-38 e 2 Crônicas 3;1-5, a disposição dos elementos que o constituem lembra a construção do tabenáculo  durante a peregrinação pelo deserto o  templo era majestoso, todo revestido de ouro (1Reis 6; 22). Ao ponto de atrair a cobiça de inescrupulosos em tempos mais tardios da história do povo.

O templo começou a ser construído no quarto  ano do reinado de Salomão e foi terminado do décimo  ano (1Reis 6; 37-38 ). Portanto sete anos de construção.
Depois de tudo preparado e hora de dedicar o templo ao Senhor. Salomão orou a Deus rogando que o templo se tornasse a manifestação do amor e misericórdia de Deus.

A  primeira atitude de Salomão e falar ao povo sobre o que estava acontecendo. Ele mostra que tudo isso estava dentro dos planos de Deus, conforme tinha  prometido a Davi. Seu pai (1Reis 8;15, 18-24). Agora, Salomão estava cumprindo essa vontade de Deus e o desejo de Davi. A Segunda atitude de Salomão foi orar ao Senhor. Na oração, Salomão reconhece que Deus e único. Ele diz (…) não há Deus como tu, em cima do céu nem embaixo da terra (1Reis 8;23). Esse reconhecimento da confiança a oração. Se não confiamos naquele a quem  pedimos alguma coisa, a petição perde sua eficácia. A oração realça ainda a fidelidade de Deus em cumprir. Suas promessas. Diz Salomão (…) guardas o pacto e  a benevolência para com os teus servos (1 Reis 8; 23). Deus cumpriu as promessas feitas a Davi (1 Reis 8; 24). Deus não se esqueceu do que havia prometido e, cumpridas as exigências que ele impôs para que sua misericórdia sempre se manifestasse, cumpriu conforme o prometido.

Esse fato na vida de Salomão assegura uma confiança muito grande nas promessas de Deus. Se Deus não esqueceu a promessa feita a um individuo e a sua família, Esquecera as promessas da redenção de toda a humanidade? Como seres humanos condicionados, esquecemos votos, promessas, acordos que fazemos, mas Deus e diferente! Conforme (números 23; 19). Deus não é homem para mentir; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? Ou, havendo falado, não o cumprira?  As promessas feitas a Abraão jamais foram esquecidas e foram cumpridas na história do povo. Deus sempre olhou além dos indivíduos, procurando incluí-los nos seus planos para a redenção de toda a humanidade.  Salomão não roga a Deus que cumpra suas promessas, mas agradece por ter cumprido aquilo que havia prometido a Davi. O passado é testemunha viva do que Deus é e do que Ele faz na vida das pessoas. A época dos reis mostra como Deus pode agir na vida do povo, mesmo este tendo feito, de início, um pedido que não era do agrado dele, mas Deus tem seus planos motivados pelo amor. E redimiu essa época da história do povo de Israel, pensando nas ovelhas que não são deste aprisco. Depois de haver dedicado ao Senhor o templo, Salomão experimenta a aparição do Senhor pela segunda vez (Reis 9; 1). Na qual Deus lhe diz que sua oração foi ouvida (1 Reis 9; 3). E novamente impõe condições para as bênçãos que seriam derramadas (1 Reis 9; 4-9).

Salomão experimenta o processo material, a expansão marítima. A construção de cidades é considerado como o maior sábio da época. Atraindo visitas de pessoas de longe. Só para ouvirem sua sabedoria. Como foi o caso da rainha de Sabá (1 Reis 9; 1-15 e 10; 1-29)
 
Conclusão
 
Deus abençoou Salomão de forma toda especial. Porque então não experimentamos das riquezas de nosso pai (Deus)? Através da fé  podemos alcançar bênçãos numerosas  afinal, o nosso Deus e dono do ouro e da prata (Ageu 2;