Bons Frutos!!

11/06/2012 16:26

"Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando. E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a a este ano, até que eu a escave e a esterque; E, se der fruto, ficará, e, se não, depois a mandarás cortar" ( Lc 13:6 -9)

Graça e paz irmãos, passei quase toda a minha vida na cidade onde moro, desde quando era criança até a fase adulta. De vez enquanto meu pai e minha mãe em seus raros momentos da folga de meu pai visitavam uma tia que morava aproximadamente 20 km da minha casa em cachoeira do Sul. Quando me deparava com o lugar que ela morava, o sitio, os meus olhos se colocavam direto no arvoredo onde existiam diversas árvores frutíferas, mas nem sempre era só alegria, havia arvores que não tinham frutos e logo vinha a decepção e a expectativa frustrada.

Jesus nessa parábola demonstra aos judeus que eles estavam em igual condição com as outras pessoas no que se referia à salvação, pois não era por serem descendentes de Abraão que já estariam salvos, ou seja, muitos acreditavam que a salvação vinha por herança e por serem judeus. Mas não somos salvos por sermos boas pessoas ou por termos uma boa condição social, por ser filho do fulano de tal e sim pela nossa fé! (Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras para que ninguém se glorie. – Efésios 2:8.).

 Nessa parábola o homem é Deus, o vinhateiro é Jesus e a figueira somos todos nós. Deus nos dá a vida, nos coloca em lugar de destaque, derrama sobre nós bênçãos e dons e nos ensina como usá-los nos dando livre arbítrio se vamos fazer ou não. Mas o senhor também adverte que a arvore que não produz frutos e ocupa a terra inutilmente deve ser ceifada.

 Irmãos precisamos ter essa consciência do que o está sendo bom para nós deve ser bom para outras pessoas, por isso não podemos perder a oportunidade de falar das coisas de Deus e verificarmos vidas transformadas, mas para isso precisamos viver o que falamos e pregamos para que possamos dar frutos no Reino. Pode uma arvore produzir bons e maus frutos, ou produzir laranjas e bananas no mesmo pé? (Mt. 7:17 Assim toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus). Também não podemos produzir frutos pela metade, você já viu um pé de manga dar somente meia manga? Não podemos ser Cristãos que em certo dia produzimos frutos dignos e em outros tratamos a obra com displicência, até mesmo descrentes nas coisas de Deus, ou seja, um pezinho no mundo e outro na Igreja dando até mesmo maus testemunhos. (O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio - Pr 11:30 ). O Vinhateiro da parábola pede um tempo para tratar a videira, aterrá-la, adubá-la, ser cuidada, dar toda a condição para que ela dê definitivamente o bom fruto. Hoje somos ensinados na palavra, temos Bíblias e estudos a vontade onde podem abrir e consultá-las em qualquer lugar como manuais para nossa vida, somos rodeados de irmãos que pregam a palavra em cultos e células e por fim temos o auxílio 24 horas do Espírito Santo de Deus que habita em nós servindo de termômetro sinalizando quando vamos fazer algo que não agrada Deus. Que tipo de arvore temos sido?Lembrem-se aquele que muito é dado, muito é cobrado! Se Deus te deu conhecimento, uma palavra, repassa para teu irmão. Temos toda a condição de dar bons frutos em nossas vidas!

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda” ( Jo 15:16 ).

Que Deus esteja te abençoando nessa caminhada com Deus e que estejamos com os olhos voltados para o alvo que é o Senhor Jesus Cristo.

Luciano Hunter Teixeira